Entendendo as dores de acordo com cada constituição

AyurvedaBem-estar
Visualizações: 1K

Saiba como a Ayurveda pode ajudar no tratamento de enxaqueca

Primeiramente, o que envolve esta dor de cabeça? Como você acorda? Como anda o seu intestino? Preste atenção no seu corpo, na sua mente e nas suas emoções. Toda dor de cabeça tem uma história para contar.

Uma parte importante para o equilíbrio da saúde é assegurar uma boa eliminação. Prestar atenção na qualidade das fezes pode ser um norte para nos conduzir ao alinhamento sistêmico. Uma enxaqueca pode ter diversas causas, e considerar as toxinas do corpo um grande agente causador, seria prudente. Quando não respeitamos o nosso potencial de metabolização e ingerimos alimentos que não somos capazes de digerir, novas toxinas vão se formando e transbordando nos órgãos internos. A dor de cabeça é apenas uma amiga que sinaliza, portanto, desintoxicar o organismo é um bom começo. Digerir toxinas não só de alimentos, mas de emoções e pensamentos negativos em relação ao outro e a si próprio; estabelecer uma rotina de auto cuidado vai exterminar não só as crises de enxaqueca, mas muitos outros desconfortos tão comuns nos dias de hoje, como insônia, ansiedade, dermatites, gastrite, candidíase, sinusite, rinite, intestino ressecado, medo, insegurança … 

No ayurveda, toxina é chamada de ama, que quando alta compromete da cabeça aos pés. Estar atento na história que a dor de cabeça conta, nos dá a pista de qual órgão, prioritariamente devemos tratar. Normalmente, o uso de álcool, excesso de medicamentos (pessoas hipocondríacas, que sobrecarregam o fígado e rim), alergias, desidratação, estresse, excesso de calor, inflamação ou infecção nos seios da face, problemas de coluna, visão turva e noites mal dormidas, podem causar enxaqueca.

Encontrando a raiz do problema. Cada cabeça tem a sua dor.

VATA 

Se você sentir dor latejante, pulsante e migratória na parte de trás da cabeça, terá uma dor de cabeça vata. A tensão no pescoço, ombros; rigidez nas costas e sinais de toxicidade no cólon (como constipação); medo e ansiedade não resolvidos – podem contribuir para esse tipo de dor.

O QUE FAZER:

Massageie delicadamente o pescoço com óleo medicado de cálamo, deite-se e aqueça os seios da face; em seguida com as narinas paralelas ao teto, pingue quatro gotas de óleo de gergelim morno em cada narina, fazendo movimentos de baixo para cima (do nariz para testa) e circulares.

PITTA 

Se a dor de cabeça começar nas têmporas e se espalhar para a parte central da cabeça, você poderá rastrear desequilíbrios relacionados ao Pitta, como indigestão, azia, refluxo e irritabilidade. O acúmulo de Pitta, no estômago e intestino delgado, pode gerar dor aguda, ardente, penetrante com náusea, tontura e / ou sensação de queimação nos olhos. Esses sintomas são agravados pela luz brilhante, sol quente ou altas temperaturas ou pela ingestão de frutas azedas e alimentos salgados ou picantes.

O QUE FAZER:

Como essas dores de cabeça estão relacionadas aos desequilíbrios do estômago e intestino, fazer uso de plantas amargas pode ajudar muito, por exemplo: Alcachofra, Dente-de-leão, Chapéu-de-couro, Espinheira Santa.  Pode também, pingar três gotas de ghee (manteiga clarificada) morno, em cada narina ao deitar, massageando de baixo para cima (do nariz até a testa). Complemente com uma boa massagem no couro cabeludo e na sola dos pés, com óleo de coco e 3 gotinhas de óleo essencial de Zimbro. Após o procedimento, deite e aproveite do sono profundo.

KAPHA 

Se a sua dor de cabeça ocorre no inverno ou na primavera, de manhã ou à noite, se é acompanhada de tosse ou coriza, você tem uma dor de cabeça kapha. Geralmente maçante, profunda e começa na área frontal superior do crânio, desce até a testa e pode se infiltrar nos seios da face. Congestão nasal, resfriados, gripes e outras alergias causam dores de cabeça Kapha.

O QUE FAZER:

Coloque uma gota de cada um dos óleos essenciais de: eucalipto, Tea Tree e Cravo, em uma tigela de água quente, cubra a cabeça com uma toalha e inspire o vapor por pelo menos uns 15 minutos. Após o procedimento, deve-se manter em casa, com os pés aquecidos, sem contato com frio, vento e umidade.

De qualquer maneira, uma consulta personalizada é o mais indicado para identificar o desequilíbrio e tratar a causa raiz. Agende seu horário na Hera Verde e receba um atendimento completo com direcionamento personalizado de acordo com seu Dosha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia Também

Sobre o Autor

Extração, Cura e Longevidade
A empresa tem como força os processos de extração: sejam os ativos de cada planta, que trazem cura para quem os recebe de alguma forma ou seja através dos atendimentos de Fitoterapia, Ayurveda e Astrologia Védica totalmente personalizados, que deslocam o assistido de padrões rígidos da consciência, norteando para um caminho de fluência, alegria e amor.
A Hera Verde nasceu em 2008 através de um chamado espiritual. Sua fundadora, Adriana Guimarães, jornalista e apaixonada por plantas medicinais desde criança, desenvolveu os primeiros produtos fitoterápicos observando a natureza em todas as suas formas, cores e aromas. Seu foco sempre foi o bem-estar das pessoas e começou esse processo por meio da Fitoterapia e no desenvolvimento de produtos artesanais e naturais. Cada pessoa que se conecta com os produtos Hera Verde imprime na alma um pouco desta história construída e nutre a própria jornada com novas possibilidades de existir mais plenamente.
Respeitamos tudo que é vivo e reconhecemos dentro de cada um, o universo como um todo. Entender cada comportamento, sentir o pulso, observar o olhar e perceber o que envolve cada palavra emitida, nos tornou uma história de sucesso, no quesito terapêutico e nos levou até a Ayurveda.
O envolvimento dos especialistas terapêuticos da Hera Verde com seu público, atinge os campos físicos e sutis. As terapias (presenciais ou online) envolvem: Ayurveda (consultas e práticas ayurvédicas); astrologia védica; fitoterapia; terapias sistêmicas e equilíbrio energético através das ervas.
A Hera Verde possui um espaço físico para as terapêuticas, e disponibiliza neste, produtos naturais e fitoterápicos, que são produzidos artesanalmente, entregando ao cliente, além dos benefícios terapêuticos físicos, todo o valor energético envolvido em cada processo da criação.

Menu